Segredo das mídias sociais: Direcioná-las

Há diferentes abordagens das mídias, como o uso para contato prévio com seus consumidores.

Nunca acredite em alguém que diz saber tudo sobre mídia social. A razão é simples: é algo em constante crescimento e evolução.

A explosão do marketing nos celulares e a maneira como os consumidores se relacionam com eles para atividades relacionadas às mídias sociais são motivos suficientes para que o assunto gere diversas abordagens.

Um exemplo: não confie apenas no seu conhecimento em antecipar o que o cliente quer; use a neurociência para ‘’fazer’’ com que as pessoas confiem na sua marca. Srini Pillay, médico e CEO do grupo Neurobussiness, realizou um estudo que mostrou a existência de um ‘’hormônio da confiança’’ no cérebro, que facilita a confiança ao melhorar a distinção entre as pessoas. Assim, o hormônio realmente muda a maneira com que o cérebro percebe pessoas e situações. Quanto mais forte for a relação entre sua marca e o consumidor, maior a chance do sucesso no marketing.

Algumas atividades para reforçar esta confiança são manter um canal de comunicação claro, ser pontual, cumprir com suas promessas e obrigações contratuais.

Outra função da mídia social é construir uma relação prévia com contatos do seu interesse. Use o LinkedIn para achar alguém que encaixe em seu perfil. O Google Analytics oferece algumas métricas que conseguem medir quanto tempo o visitante ficou no seu perfil na rede; quanto mais tempo, mais conteúdo e informação estão sendo usados ao seu favor.

Ter muitos seguidores não significa que a sua mensagem está sendo passada para muitas pessoas. Como a maioria das pessoas não passa 100% do tempo conectadas, apenas as que estão checando naquele momento irão ler. Ferramentas como o HootSuite ou SociaCentiv permitem que você repita ou repagine seus posts para qualquer horário.

De acordo com a Social Media Examiner, é importante ter três ou mais posts entre as repetições para que seu perfil continue interessante.

Um estudo pelo Search Engine Land levantou que 85% das pessoas já usaram a Internet para encontrar uma empresa local. Integrar TV, rádio e jornal no seu marketing digital ajuda a diferenciar sua marca e encontrar uma audiência nova e rentável.

O marketing nas mídias sociais precisa de esforço e atenção. As empresas que fazem uso deste canal devem procurar construir relações de confiança combinadas à presença off-line, e saber usar os dados e as informações dos consumidores traz conhecimento e rentabilidade a longo prazo.