CRM é só para empresa grande?

É um grande erro achar que uma empresa pequena não pode implementar a cultura de CRM ou CRM Social.

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Muitos acham que o CRM serve apenas para as empresas grandes “controlar o cliente” e, na verdade, o foco é a fidelização. A antecipação das necessidades do cliente.

Isso é feito através do entendimento das necessidades e expectativas do cliente, baseado logicamente nas informações relevantes, colhidas a cada ponto de contato com o cliente.

O CRM está além da questão tecnológica. Não é apenas um sistema. A questão é simplesmente cultural, se a empresa e os colaboradores realmente se importam ou não com as súplicas do cliente, para realizar um atendimento não apenas satisfatório, mas que supere as expectativas e surpreenda o cliente.

Trata-se de uma filosofia vital para as áreas de marketing e negócios de uma empresa.

Conhecendo melhor a necessidade do cliente, vários ganhos podem ser obtidos, como:

Eficiência nas ações de marketing;
Melhor atendimento – assertividade e agilidade;
Relacionamento mais próximo;
Oferta de valor mais adequada;
Negociação melhor; e
Rentabilidade maior.

E o CRM 2.0 ou CRM Social?

O objetivo é praticamente o mesmo: conquistar e manter o cliente fidelizado. Porém, a estratégia é construída para suportar e engajar o cliente através das redes sociais, visando benefícios mútuos para o cliente e para a empresa.

Esta estratégia requer um cuidado bem maior, haja vista, a ampla interação e as conversas abertas na relação empresa – cliente, gerando conteúdo compartilhado.

O CRM Social é o melhor aliado das empresas sérias, que realmente respeitam e se preocupam com seus clientes.

Sua empresa atende clientes? CRM é só para empresa grande? Pense nisso…